O advogado é o profissional que defende os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes no País. Ele pode representar tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas (empresas, organizações).
O trabalho do advogado começa com uma conversa com seu cliente. O cliente irá expor sua situação, explicando porque está buscando ajuda de um advogado. Ele pode estar se sentindo prejudicado de alguma forma e deseja acusar alguém ou pode estar sendo intimado ou acusado de alguma infração e precisa compor sua defesa.
Após a visita de seu cliente, o advogado começará a tomar as atitudes cabíveis em cada caso.
O primeiro passo é identificar qual a área da advocacia em que o caso de seu cliente se encaixa. Em geral, os casos são divididos em sete diferentes áreas. Conheça mais sobre estas áreas e as atividades que um advogado desempenha em cada uma delas.
O advogado criminalista (como é chamado quem atua com Direito Penal) atua na defesa da vítima de um crime ou daquele que é acusado de cometê-lo.
O advogado elabora a defesa de seu cliente nos inquéritos policiais ou em ações penais.
Caso o cliente esteja preso, ele elabora um requerimento para revogação ou relaxamento de prisão. Pode também entrar com um pedido de liberdade provisória para que o cliente possa responder à acusação fora da prisão.
O advogado criminalista também lida com o Direito Penal Empresarial. Ou seja, ele elabora defesas ou acusações nos seguintes casos: