Processos judiciais são extremamente inconvenientes. Especialmente quando afetam a vida de um profissional, impactando a sua carreira e, por consequência, a sua vida pessoal. Na área da saúde, ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo no número de processos judiciais envolvendo médicos e dentistas, os quais ocorreram nas áreas cível, criminal, ética e/ou administrativa, criando o risco de cassação do direito do profissional de exercer sua profissão, pagamento de indenizações ou de prisão.
Esse aumento de casos judiciais é bastante preocupante, afinal, da mesma forma em que é preciso pensar na preservação da vida humana, também precisamos proteger estes profissionais, porque, ao contrário do que a população pensa, processo judicial não pressupõe culpa. É preciso uma investigação minuciosa para atestar se houve, ou não, desvio de conduta.
São inúmeras as razões pelas quais médicos e dentistas podem ser processados, desde algum erro que levou a uma fatalidade até o mau uso de uma campanha de publicidade, já que a área da saúde possui regras extremamente específicas no que concerne ao marketing médico. Fora aqueles casos em que o profissional é processado por oportunistas.
Contudo, independente do fator que levou ao processo judicial, o simples fato do mesmo ter ocorrido já pode ser o suficiente para comprometer a carreira destes profissionais, abalando-os psicologicamente, descredibilizando-os na imprensa ou nas redes sociais (onde muitos se encontram presentes), levando a perda de patrimônios e até mesmo, abrindo caminho para novos processos e condenações.
Portanto, os profissionais da saúde precisam se atentar aos mínimos detalhes para prevenir equívocos e processos triviais. Nesse sentido, contar com um suporte profissional adequado, de um especialista em Direito Médico, é bastante vantajoso para médicos e dentistas.
A gestão de riscos para profissionais da saúde é essencial para que estes possam tirar suas dúvidas e receberem orientação especializada, podendo agir na forma da lei e sem correr riscos desnecessários.