Defesa Médica: Como posso proteger minha carreira na saúde?

Defesa Médica: Como posso proteger minha carreira na saúde?
Defesa Médica: Como posso proteger minha carreira na saúde?

Defesa médica é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na área da saúde, já que hoje, esses profissionais precisam estar preparados para lidar com os possíveis processos judiciais, especialmente no cenário atual em que vivemos, onde o número de processos contra profissionais da saúde vem aumentando consideravelmente.

 

A maioria desses processos são movidos por pacientes que se sentem prejudicados por tratamentos ou procedimentos inadequados, sendo que esse tipo de situação pode prejudicar a reputação do profissional e, consequentemente, sua carreira, mesmo que não seja efetivamente culpado pelos prejuízos sofridos pelo paciente. Nesses casos, é fundamental que o profissional busque a ajuda de um especialista em direito médico.

 

  • Defesa Médica: Como um profissional deve agir em caso de acusações de erro médico?

Erros ou acusações de erro médico podem acontecer a qualquer momento e na vida de qualquer médico. Mas, quando estes acontecem, o primeiro passo do profissional deve ser buscar um advogado especializado em defesa médica.

 

Um advogado especialista em Direito Médico possui conhecimentos específicos sobre as leis e regulamentações que regem a prática médica, além do conhecimento sobre quais estratégias de defesa deve adotar em cada caso. Para ajudar o profissional na construção de sua defesa, o médico deve ter em mãos toda a documentação relacionada ao caso, como prontuários médicos, registros de tratamentos e exames do paciente, além de reunir evidências que garantam a legalidade da sua conduta.

 

Todos os médicos têm direito a um julgamento justo e imparcial, com a presunção de inocência até que se prove o contrário. Isso significa que eles não podem ser considerados culpados sem a apresentação de provas concretas de sua má conduta.

 

  • Defesa Médica: Como um profissional pode se proteger de acusações de erros e processos na área da saúde?

Felizmente, na prática médica existem certas medidas que os profissionais podem adotar com o objetivo de evitar erros médicos e a instauração de processos legais na saúde. A principal delas consiste em desenvolver uma comunicação clara e transparente com os seus pacientes, fornecendo todas as informações sobre o tratamento/procedimento a que ele será submetido, incentivando-o a fazer perguntas e esclarecer todas as suas dúvidas, minimizando assim as chances de ruídos na comunicação e de erros provenientes de mal-entendidos.

 

Outra medida importante que os profissionais devem adotar é manter-se atualizados, cientes dos mais recentes avanços e descobertas na sua área de especialização, a fim de incorporar essas informações a sua prática médica.

 

Por fim, conforme citado acima, manter guardada toda a documentação, de cada paciente, pode ajudar o médico a se proteger em caso de processos, possibilitando que o seu advogado prepare uma defesa clara e concisa. Além disso, por meio dessa documentação, o especialista em Direito Médico pode ajudar o profissional a adotar certas medidas preventivas, como a revisão de protocolos e procedimentos, visando a implementação de mecanismos de segurança de alta qualidade, a fim de minimizar o risco de erros.

Texto escrito por:
Felipe Pompeu Guimarães
Direito Médico
Itu / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email