Usuários de redes sociais são considerados consumidores para todos os fins. Isso se aplica não só ao Instagram, mas também ao Facebook, Twitter, dentre outras plataformas. Logo, se o usuário é considerado consumidor, ele está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Por isso, os usuários devem ser resguardados de práticas abusivas, como em casos de desativação da conta, por parte da plataforma de forma injusta, sem motivos, podendo gerar até mesmo uma indenização para o consumidor.
Direito do Consumidor Maringá: Quais são os direitos e deveres do consumidor nas redes sociais? - Especialista em defesa Direito do Consumidor no Instagram Maringá
Sem sombra de dúvidas, hoje as redes sociais são ferramentas indispensáveis para a vida em sociedade, podendo ser utilizadas por seus usuários para fins pessoais e profissionais. Sendo assim, perder o acesso à conta do Instagram pode causar diversos prejuízos ao consumidor, já que o mesmo pode utilizar a plataforma para divulgar seu trabalho, manter contato com clientes, familiares e amigos, entre outros fins.
Direito do Consumidor Maringá: Conta no Instagram desativada de forma injusta fere os direitos do consumidor! - Especialista em defesa Direito do Consumidor no Instagram Maringá
Uma pessoa que teve sua conta do Instagram desativada sem qualquer justificativa plausível pela plataforma tem seus direitos feridos e, devido a isso, pode até mesmo obter uma indenização, além de obter novamente o acesso à conta desativada, através de um processo judicial.
A justiça entende que a suspensão dos perfis nas redes sociais sem nenhuma razão plausível gera muito mais prejuízos do que um mero aborrecimento, podendo configurar até mesmo em um abalo passível por dano moral.
Direito do Consumidor Maringá: Sabendo dos seus direitos, em casos como este, converse com um advogado sobre seus direitos - Especialista em defesa Direito do Consumidor no Instagram Maringá
É imprescindível que usuário o qual teve sua conta de rede social desativada sem nenhuma justificativa plausível busque a de um advogado especialista em Direito do Consumidor, pois somente esse profissional poderá analisar o caso de forma minuciosa, constatando se há alguma lesão ao direito do consumidor.