O direito médico é uma área que atende as demandas jurídicas relacionadas à saúde. O advogado especialista lida com dois lados, o lado do paciente que busca um serviço médico de qualidade ou até mesmo a reparação de danos causados por má conduta médica e lida também com os profissionais de saúde e instituições que estão envolvidos em algum processo judicial ou administrativo e prestam orientações para prevenção de futuros problemas.
Ao contrário do que se pensa, o direito médico vai muito além dos erros de hospitais, dos médicos, dos demais profissionais da saúde ou até dos pacientes, a área é responsável também pelos documentos, aconselhamentos jurídicos, auditorias, perícias, corpo de delito etc. Ou seja, o direito médico envolve ainda prontuários dos pacientes, fichas clínicas, relatórios, laudos e pareceres.
Nos últimos tempos, houve um crescimento das demandas da área da saúde, principalmente após a pandemia do Covid-19. Isso fez com o que mercado percebesse a necessidade de assessoria jurídica especializada em direito médico. A pandemia trouxe uma nova visão para práticas que antes eram inviabilizadas pela justiça, por entidades representativas de classes e pelos próprios profissionais da área, como por exemplo, a aceitação da aplicação da telemedicina. Dentro dessa nova realidade, o direito médico conquistou mais espaço e também novos marcos para a saúde no Brasil, representando uma evolução jurisprudencial que resulta em uma melhor proteção para a vida das pessoas e profissionais da saúde.
A importância dessa especialidade só cresce e é evidente a necessidade de um especialista para gerenciar riscos e criar ações que possam diminuir efeitos sobre os custos, qualidade, prazos e objetivos de médicos, instituições e demais profissionais da saúde.