Influenciadores digitais estão em todos os ramos, inclusive na medicina. É inegável que escolhendo o influenciador correto, o resultado é imediato e grandioso. Mas será que pode realizar esse tipo de divulgação? Existem regras para esse tipo de serviço?
Para responder esses questionamentos, precisamos pensar melhor sobre ética e deveres na medicina. A Resolução nº 1.974/2011 do CFM, estabelece alguns critérios norteadores da propaganda dentro da Medicina, uma das proibições é a exposição de pacientes, ou seja, o médico não pode expor fotos de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo.
Outra regra do CFM, é a proibição da divulgação de preços de procedimentos ou modalidades aceitas de pagamento, como também, não podem divulgar descontos como forma de atrair pacientes e também não é bem visto pelo CFM assumir um tom sensacionalista, como “sou o melhor, o mais eficiente”.
E médicos podem contratar influenciadores para fazer propaganda?
Vamos por parte, uma clínica médica pode contratar influenciador para ser “garoto propaganda”, mas a celebridade não pode aparecer como paciente da clínica, ou seja, no material publicitário como post e vídeos no Instagram o famoso não pode se colocar como paciente, deve apenas apresentar/mostrar a clínica e serviços prestados.
Já o médico pode divulgar os seus próprios serviços em sua rede social ou em qualquer outro meio, desde que atenda a algumas regras, entre elas, informar sua especialidade e seu registro no CRM e o RQE referente à especialidade divulgada.
É necessário estar atento às normas e exigências do Conselho, para não sofrer consequências indesejadas.