Defesa em processo ÉTICO no CRM

Defesa em processo ÉTICO no CRM
Defesa em processo ÉTICO no CRM

Diferentemente do que ocorre em um processo Civil ou Criminal, um processo Ético no CRM não é considerado de natureza judicial, mas administrativa, tramitando no próprio conselho profissional.

 

Contudo, isso não significa que este tipo de processo seja menos relevante. Na verdade, um processo Ético-Profissional sem a defesa adequada pode ser responsável pela cassação do direito do profissional de exercer a medicina.

 

Na atuação de um profissional da saúde, existem questões que nem sempre estão relacionadas com a atividade em si, mas paralela a ela, como casos de descumprimentos administrativos, propaganda irregular, entre outros. Mas, também existem casos que envolvem questões mais complexas, como aquelas que englobam a prestação de atendimentos ou realização de procedimentos e cirurgias.

 

Nesses casos, o processo ético-profissional se torna muito mais complexo e gera um grande risco de punições, já que a apresentação de uma boa base probatória com documentos, testemunhas, além de uma defesa integralmente fundada no Código de Ética Médica, Resoluções do CFM se faz obrigatória.

 

Dessa forma, o amparo de um especialista para conduzir a defesa do processo pode ser determinante para que o médico possa aumentar suas chances de absolvição e por consequência, não sofra nenhuma penalidade imposta pelo CRM, ou receba uma punição mais branda, preservando ao máximo o seu prestígio profissional e a sua atividade médica.

Texto escrito por:
Felipe Pompeu Guimarães
Direito Médico
Itu / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email