Realizar um trabalho focado no gerenciamento e na prevenção de riscos médico-jurídicos é uma atitude extremamente positiva e necessária para profissionais da área da saúde, afinal, esse exercício de imaginar cenários de risco e ações precisas para minimizá-los, pode garantir que profissionais da Odontologia, da Medicina e/ou da Saúde como um todo, desempenhem seu trabalho sem grandes complicações.
No entanto, para que um bom trabalho de gerenciamento de riscos médico-jurídicos seja realizado, o profissional precisará do auxílio de um especialista em compliance médico, o qual irá orientar na conduta dos profissionais e adequá-la às normas vigentes dos órgãos de regulamentação. Assim, o compliance médico tem como objetivo diagnosticar problemas e apresentar soluções que se adequem aos riscos jurídicos que possam surgir durante o exercício da profissão.
O gerenciamento de riscos médico-jurídicos tem como base os seguintes princípios:
Contudo, implementar um bom gerenciamento de riscos médico-jurídicos não é tão fácil quanto pode parecer. Por isso, contar com o trabalho de um especialista em assessoria jurídica preventiva para profissionais da área da saúde, dentro da complexidade que envolve as questões médicas e da saúde em geral, colabora para que o profissional esteja protegido de possíveis demandas judiciais, especialmente no atual contexto em que vivemos.
Hoje, podemos notar uma crescente no número de ações judiciais que envolvem a atividade médica e odontológica, formando um cenário que não parece que irá se modificar em curto prazo. Assim, é preciso desenvolver ações específicas que serão tomadas visando definir e minimizar riscos, além de otimizar o desempenho dos profissionais.