Em qualquer empreendimento, garantir a segurança jurídica é uma ação fundamental, afinal, embora nenhuma equipe possua o desejo de enfrentar riscos não existe um estabelecimento sequer que esteja totalmente livre de passar por incidentes, especialmente quando falamos de clínicas médicas, as quais devem cumprir normas e regulamentos específicos da área médica, ressaltando assim a importância de contar com uma assessoria especializada para lidar com possíveis ações judiciais.
Indo desde o modo como uma clínica trabalha suas estratégias de marketing até a forma como está conduz o atendimento e o tratamento de seus pacientes, existem questões jurídicas que estarão envolvidas, sejam elas impostas pelos Conselhos Regionais ou pelo Conselho Federal de Medicina, bem como pela vigilância sanitária e outros órgãos reguladores.
Logo, por mais que os gestores de uma clínica estejam cientes dessas normativas, são muitos os detalhes a serem considerados, fazendo com que contar com um bom plano de gestão de crise seja fundamental para que a resolução de qualquer problema judicial seja feita de forma rápida e eficiente.
A assessoria jurídica conecta a medicina e o direito de forma a dar o respaldo necessário à clínica, além de conferir aos gestores a segurança necessária para a tomada de decisões. Além das orientações cedidas a equipe de gestores, o especialista em Direito Médico também poderá orientar a equipe de marketing médico, a qual também possui suas especificidades.
De forma resumida, uma assessoria jurídica voltada para o Direito Médico engloba:
. A adequação de todos os processos realizados na clínica às recomendações dos conselhos e órgãos responsáveis.
Por fim, após tudo o que foi exposto ao longo deste artigo, fica evidente que contar com um advogado de confiança poderá trazer segurança jurídica para uma clínica, além de gerar uma maior rentabilidade financeira, competitividade e saúde empresarial.