Por que contar com uma assessoria jurídica para aquisição de equipamentos médicos?

Por que contar com uma assessoria jurídica para aquisição de equipamentos médicos?
Por que contar com uma assessoria jurídica para aquisição de equipamentos médicos?

Atualmente, é extremamente difícil imaginar a prática da medicina sem a utilização de determinados equipamentos, sejam eles para realização de exames ou para realização de determinados procedimentos/tratamentos. Mas, não basta que o profissional faça a aquisição dos equipamentos necessários para sua clínica/consultório e passe a utilizá-los. Eles devem ser devidamente regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Os equipamentos e materiais utilizados na área da saúde são classificados pela ANVISA em quatro classes de riscos, sempre de acordo com a sua utilização, já que o uso inadequado de qualquer um deles pode causar danos ao paciente e, consequentemente, processos judiciais contra o profissional ou instituição em que ele atua.

 

As quatro classes de classificação estabelecidas pela ANVISA são:

 

  • Classe I: Risco baixo,
  • Classe II: Risco médio,
  • Classe III: Risco alto,
  • Classe IV: Risco máximo.

 

Dessa forma, antes de adquirir qualquer equipamento, é importante saber se o mesmo foi autorizado pelo órgão e qual a sua classificação de risco, com a finalidade de resguardar a segurança ao local de uso, aos profissionais envolvidos e aos pacientes.

 

Nesse cenário, é importante contar com a assessoria jurídica de um especialista em Direito Médico, já que nem sempre os profissionais da saúde conhecem as normas e regulamentações legais da área, em especial sobre a aquisição de materiais e equipamentos.

 

O especialista estará ciente da legislação, das possíveis mudanças pelas quais tenham passado ou estejam passando,  ponderando cada quadro que possa agravar o risco de um processo judicial contra o profissional ou instituição da saúde.

Texto escrito por:
Felipe Pompeu Guimarães
Direito Médico
Itu / SP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email